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Criação de Posts

Conteúdo é a essência do marketing nas redes sociais. Não adianta criar um perfil e não postar nada, mas também não dá para publicar qualquer coisa. Criar conteúdo para redes sociais exige estratégia e planejamento para engajar e conseguir a confiança dos seguidores.

As pessoas só vão seguir a sua marca se você falar de assuntos que são interessantes que geram conexão e que agreguem valor. Por isso, o Inbound Marketing precisa estar de mãos dadas com as estratégias de social media.

Passo a passo para criação de posts para redes sociais.

Já vimos que não é só postar e sair correndo. Então quais seriam os passos para criação de posts de conteúdo que engajem?

Planejamento

Algumas perguntas precisam ser respondidas para dar base ao seu planejamento.

  • O que eu espero alcançar atuando nessa rede? 
  • Como a presença da minha marca nessa rede social vai ajudar a atingir meus objetivos de marketing?

A partir daí temos um início. Mas o planejamento é bem mais detalhado do que isso e vamos te mostrar coma a Iluminar trabalha. 

planejamento
etapas do inbound

Passos do Planejamento de Conteúdo para as Redes Sociais.

Aqui na Iluminar, todas as ações tem um porque, tem um propósito, um objetivo. Se for diferente é esforço braçal, de inteligência e tempo gastos de forma desnecessária. 

Segue os passos do nosso planejamento de conteúdo para redes sociais:

  1. Definição da sua Buyer Persona;
  2. Estabelecimento de objetivos de marketing nas redes sociais;
  3. Pensar na produção de conteúdo para cada rede social;
  4. Prioridade de constância e frequência das publicações;
  5. Calendário de postagens e monitoramento de resultados. 



1. Definição de Buyer Persona

Você sabe com quem está falando nas redes sociais? Para quem os seus conteúdos estão sendo criados? Ok, você pode ter uma ideia do público-alvo da sua marca, mas mais interessante ainda é traçar o perfil da sua buyer persona.

Buyer persona é a descrição de um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa. Essa descrição traz as necessidades, dores, dúvidas, interesses e comportamentos desse personagem.

A construção da persona deve ser pautada em dados reais sobre os clientes, coletados em questionários, entrevistas e observações. Para ser mais verdadeiro possível, você pode criar um perfil baseado em arquétipos, que representam traços de personalidade das pessoas, com base em padrões do comportamento humano.

O conteúdo precisa ser a respostas para questões e dores encontradas na construção da buyer persona. Levando em conta os comportamentos e interesses para estabelecer a linguagem, identidade e, por fim, a forma de se comunicar. 

persona
auditoria de redes sociais

2. Estabelecimento de Objetivos de Marketing nas Redes Sociais

A definição dos objetivos da estratégia de marketing nas redes sociais é o que orienta suas decisões  e determina qual caminho devemos seguir para alcançá-los.

Os objetivos de marketing nas redes sociais podem ser, entre outros:

  • aumentar o brand awareness;
  • ganhar mais engajamento;
  • conquistar mais vendas;
  • gerar mais Leads;
  • direcionar tráfego para o site.

 

Dessa forma, agregamos mais informações para determinar ações e criar os conteúdos para atingir esses objetivos. É importante também definir as metas — quantificáveis e mensuráveis — das redes sociais, bem como os indicadores que vamos monitorar para saber se a estratégia está no caminho certo.

3. Pensar na produção de conteúdo para cada rede social.

No planejamento de redes sociais, muitas marcas querem entrar em todas as plataformas possíveis para alcançar mais pessoas. Só que poucas conseguem ter uma atuação consistente e relevante em todos os canais. E, para dar conta, acabam replicando os mesmos conteúdos em diferentes redes sociais.

Porém, cada rede social tem o seu público, a sua linguagem, o seu ritmo, os seus formatos. O LinkedIn, por exemplo, é focado em conexões profissionais, enquanto o TikTok tem uma linguagem divertida e informal. Portanto, é preciso conhecer as características de cada rede social para saber se a sua persona está lá e se a plataforma vai ajudar a cumprir seus objetivos de marketing. 

Em nosso time na Iluminar, temos especialistas em cada rede prontos para alinhar seus objetivos com a rede ideal, onde está o seu público para garantir resultados mais completos e coerentes com a estratégia aplicada. 

 

pensar
periodicidade de postagens

4. Prioridade de constância e frequência das publicações

O sucesso dos posts nas redes sociais não depende apenas do seu conteúdo, mas também da escolha de uma frequência adequada e, por consequência, a construção de uma constância de publicações. Constância significa assiduidade: é preciso manter o perfil sempre ativo nas redes sociais para não perder a relevância do perfil, o interesse e o engajamento dos seguidores. 

Já a frequência significa o intervalo de tempo entre as publicações: vamos definir uma frequência adequada ao perfil da sua persona, às características de cada rede social. Não existe uma regra sobre a melhor frequência de publicação. O ideal é fazer testes com o seu público e entender com qual periodicidade os seguidores respondem melhor aos seus posts.

E nós vamos fazer isso por você. Deixa com a gente! 

5. Calendário de postagens e monitoramento de resultados.

Para garantir constância e frequência é preciso se organizar e ter um calendário de postagens. É ideal para isso, já que ele oferece um panorama das publicações previstas para o período, bem como as atividades envolvidas (produção, revisão, agendamento etc.).

Trabalhamos também com o agendamento de posts para deixar tudo programado e não esquecer de nenhuma publicação. Por outro lado, o calendário e o agendamento não devem engessar a estratégia.

Social media é uma atividade dinâmica, e a relevância dos conteúdos pode mudar de um dia para o outro. Então, se surgir um assunto de destaque, é preciso ter flexibilidade para inseri-lo nos seus posts. Para isso, também é importante monitorar os resultados das publicações, extrair insights para os próximos conteúdos e ficar de olho nos assuntos que estão bombando. 

Agora que você conheceu algumas ações estratégias nas redes sociais, estamos prontos só te esperando para fazer das suas mídias um canal de resultados para seu negócio com inteligência. 

E aí?! Vamos?!

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plano de conteudo para 365 dias

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